O QUE SÃO OS GRUPOS DE TRABALHO?

Os GTs foram criados para sistematizar a elaboração do Plano Diretor 2023. Assim, cada um fará, pautando-se, sempre, nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

  • Levantamentos bibliográficos e de fontes de pesquisa;
  • Levantamento de trabalhos e propostas existentes para o Campus;
  • Reuniões temáticas e de leitura crítica com elaboração de propostas nos territórios;
  • Elaboração de relatórios e resumos gráficos para sistematização de dados.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos GTs.

 

 Água

Supervisor: Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro – FFLCH

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens:

  • Planejamento de drenagem urbana;
  • Alternativas de abastecimento e destino de águas servidas;
  • Manutenção das redes hidráulicas;
  • Manutenção e operação da rede de água potável e de esgoto. 
 

Áreas Verdes e Fauna

Supervisor: Prof. Dr. Ricardo Pinto da Rocha – IB

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens:

  • Registro documental de áreas verdes e fauna;
  • Ciclo de palestras e discussões sobre as áreas verdes e fauna do Campus;
  • Monitoramento de fauna e flora;
  • Plantio, poda e remoção de árvores na Cidade Universitária;
  • Plantio Compensatório;
  • Poda paisagística e poda preventiva;
  • Preservação e plantio de árvores e de mata nativas do Campus.
 

Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a cidade

Supervisora: Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros – FFLCH

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens:

  • Diagnóstico propositivo para melhorar a convivência, segurança, pertencimento e relação com a cidade no Campus;
  • Aplicação de “métodos mistos” que combinam protocolos qualitativos e quantitativos;
  • Formulação e aplicação de questionários padronizados;
  • Coleta de dados secundários;
  • Entrevistas;
  • Grupos focais.
  • Ênfase na validação triangular para assegurar a qualidade dos dados coletados;
  • Garantir a sustentabilidade social e ambiental nos espaços do Campus e em seu uso por diversas comunidades, internas e externas à universidade;
  • Propostas de intervenções para melhorar a convivência, segurança e relação da universidade com a cidade, promovendo inclusão e qualidade de vida no Campus.
 

Energia

Supervisor: Prof. Dr. José Aquiles Grimoni – POLI

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens com ênfase em fontes renováveis e eficiência enérgica:

  • Manutenção, planejamento e restauração da rede de distribuição de energia elétrica;
  • Manutenção dos semáforos da Cidade Universitária.
 

Mobilidade

Supervisor: Prof. Dr. Hermes Fajersztajn – POLI

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens:

  • Manutenção, restauração, sinalização e inovação do sistema viário;
  • Campanhas de orientação à comunidade usuária do Campus;
  • Remodelação de calçadas das vias;
  • Posicionamento de faixas de pedestres;
  • Circulação do transporte coletivo e de bicicletas.
 

Resíduos

Supervisora: Profa. Dra. Wanda Gunther – FSP

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens, pautando-se também nos princípios da Economia Circular:

  • Planejamento do serviço de coleta de resíduos comuns (não recicláveis);
  • Coleta seletiva;
  • Coleta e do transporte de materiais recicláveis;
  • Destinação do material recolhido e fins de reutilização;
  • Recebimento e da destinação de pilhas e baterias;
  • Recebimento e da destinação das lâmpadas inservíveis; 
  • Tratamento de resíduos químicos gerados nas unidades da Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira” (CUASO) e de outros campi que manifestem interesse em ter os seus resíduos químicos gerenciados pela PUSP-C. 
 

Patrimônio Material, Cultural e Ambiental e Diretrizes Construtivas

Supervisor: Prof. Dr. Miguel Buzzar – IAU

Esse GT terá seu foco no que tange todos os itens:

  • Manutenção e preservação de bens materiais, culturais e ambientais do Campus;
  • Regulamentação das diretrizes construtivas.