O que é um plano diretor participativo?

Nosso campus é uma cidade — e como tal, precisa ser organizado, planejado e administrado para que todas e todos que aqui trabalham, estudam ou realizam algum outro tipo de atividade se sintam acolhidos, respeitados, confortáveis, seguros e tenham um bom convívio.

O espaço do Campus necessita de regras. Para definir tais regras de organização e funcionamento — onde e como construir, como se deslocar, quais serviços públicos devem ser oferecidos, como tratar o lixo, a água, entre outros aspectos — existe o Plano Diretor. Quando a elaboração deste plano envolve a participação de todos os que ali convivem, temos um Plano Diretor Participativo. Como estamos em uma Universidade, o Campus USP Capital Butantã pode ser também um laboratório vivo do que se discute e se pesquisa nas salas de aula, nos seminários, encontros, e na produção científica, política e cultural de nosso cotidiano.

Elaborar seu Plano Diretor, de forma participativa e baseado no conhecimento, é o que o Campus USP Capital Butantã vai fazer ao longo de todo este ano. A partir de uma série de oficinas presenciais e consultas públicas, queremos ouvir a comunidade, identificar e discutir os problemas e potenciais do Campus, além de propor soluções. Propomos que todos parem para pensar em como deve ser a nossa Cidade Universitária nos próximos dez anos.

Que temas serão abordados no Plano Diretor Participativo?

O Plano Diretor Participativo do Campus USP Capital Butantã parte de um conjunto de princípios básicos: responsabilidade ambiental com inclusão social, transição energética justa, adaptação às mudanças climáticas, inovação e qualidade. Ele aborda sete eixos temáticos :

Além destes, ao longo do processo, temas transversais, que articulam os eixos temáticos, também serão objeto de discussão e elaboração.

Para cada eixo, foi criado um Grupo de Trabalho formado por professores, estudantes, servidores administrativos, pesquisadores, técnicos, representantes eleitos pela comunidade USP e outras pessoas interessadas em participar. Os grupos são responsáveis, neste primeiro momento, pela elaboração de uma leitura crítica do Campus, apontando os principais problemas e identificando potencialidades. As Oficinas e as Consultas Públicas farão com que avancemos nessa leitura e depois, na elaboração de soluções para o Campus na próxima década.

Como participar?

Você pode participar das discussões sobre o Plano Diretor de duas maneiras: integrando um dos Grupos de Trabalho ou nas Oficinas Participativas.

Se quiser contribuir com um dos grupos de trabalho, clique aqui para enviar um e-mail para o GT de sua preferência. Você será contatado e terá mais informações sobre as atividades de cada grupo.

Além disso, a partir de abril, serão realizadas oficinas presenciais e consultas on-line, abertas para a participação de todos os interessados. Basta acompanhar as notícias publicadas no site do Plano Diretor ou no Instagram da Prefeitura do Campus USP Capital.

No site do Plano Diretor, você também encontra informações detalhadas sobre cada Grupo de Trabalho e uma série de documentos, mapas, tabelas e outros dados que podem ser úteis para sua participação.

Contamos com a participação de todos! O Campus é nosso e, juntos, poderemos torná-lo mais sustentável, inovador, acolhedor e mais justo para todos.

PARTICIPE