
GT1 — MOBILIDADE
Apresentação:
O GT tem como objetivo pensar a circulação e a acessibilidade das pessoas que utilizam o Campus USP Capital Butantã, assim como a circulação de outros veículos. Tendo como diretrizes a priorização dos transportes ativos em detrimentos dos motorizados, e dos transportes coletivos em detrimento dos individuais, o GT pretende responder à seguinte questão:como atender às necessidades dos modos ativos e do transporte público, considerando a mobilidade e o ambiente de um Campus historicamente projetado para o automóvel? O GT trabalha de forma colaborativa e transversal, a partir do uso de dados existentes sobre os deslocamentos das pessoas e também de mapas-base que estão sendo atualizados através de pesquisa de campo.

Identificação e hierarquização dos problemas
1 - Transporte Pedonal
- Caminhos de pedestres que não conectam adequadamente os edifícios.
- Não há pontos de apoio nos caminhos à pé.
- Falta de iluminação contínua das calçadas.
- Falta de sinalização adequada à circulação pedonal.
2 - Transporte Cicloviário
- Ciclofaixas existentes e estações das bicicletas compartilhadas estão distantes dos acessos das edificações.
- Falta de bicicletários e de segurança contra furtos e roubos.
- Falta de pontos de apoio ao ciclista.
3 - Transporte Coletivo
- Baixa frequência dos ônibus.
- Baixa regularidades dos horários das viagens, o que eleva o tempo de espera.
- Filas no terminal e alta de lugares para sentar.
4 - Transporte Individual Motorizado
- Falta de fiscalização e de educação no trânsito por parte dos motoristas.
- Ao longo dos anos, as vagas de estacionamento se tornaram mais ociosas.
- Veículos externos utilizam as vias do Campus para desvio do trânsito da cidade.

Identificação e hierarquização das potencialidades
1 - Transporte Pedonal
- Presença de rampas de acesso na maioria das faixas de pedestres.
- A maioria dos caminhos são arborizados.
- Existe o potencial de conexão devido à permeabilidade entre os prédios.
2 - Transporte Cicloviário
- Há um plano cicloviário que foi implementado.
- Distâncias favoráveis ao uso da bicicleta.
- Maioria dos caminhos arborizados.
3 - Transporte Coletivo
- Paradas de ônibus distribuídas adequadamente.
- Está sendo discutida uma nova proposta do BUSP para diminuir o tempo de espera e a lotação.
- Está sendo discutida uma proposta de futura estação de metrô dentro do Campus.
4 - Transporte Individual Motorizado
- Usar os estacionamentos como instrumento de demanda de viagem.
- Utilização de caronas compartilhadas.
- Implementação de zona azul.