GT1 — MOBILIDADE

Apresentação:
O GT tem como objetivo pensar a circulação e a acessibilidade das pessoas que utilizam o Campus USP Capital Butantã, assim como a circulação de outros veículos. Tendo como diretrizes a priorização dos transportes ativos em detrimentos dos motorizados, e dos transportes coletivos em detrimento dos individuais, o GT pretende responder à seguinte questão:como atender às necessidades dos modos ativos e do transporte público, considerando a mobilidade e o ambiente de um Campus historicamente projetado para o automóvel? O GT trabalha de forma colaborativa e transversal, a partir do uso de dados existentes sobre os deslocamentos das pessoas e também de mapas-base que estão sendo atualizados através de pesquisa de campo.


Identificação e hierarquização dos problemas

1 - Transporte Pedonal

  • Caminhos de pedestres que não conectam adequadamente os edifícios.
  • Não há pontos de apoio nos caminhos à pé.
  • Falta de iluminação contínua das calçadas.
  • Falta de sinalização adequada à circulação pedonal.

2 - Transporte Cicloviário

  • Ciclofaixas existentes e estações das bicicletas compartilhadas estão distantes dos acessos das edificações.
  • Falta de bicicletários e de segurança contra furtos e roubos.
  • Falta de pontos de apoio ao ciclista.

3 - Transporte Coletivo

  • Baixa frequência dos ônibus.
  • Baixa regularidades dos horários das viagens, o que eleva o tempo de espera.
  • Filas no terminal e alta de lugares para sentar.

4 - Transporte Individual Motorizado

  • Falta de fiscalização e de educação no trânsito por parte dos motoristas.
  • Ao longo dos anos, as vagas de estacionamento se tornaram mais ociosas.
  • Veículos externos utilizam as vias do Campus para desvio do trânsito da cidade.

Identificação e hierarquização das potencialidades

1 - Transporte Pedonal

  • Presença de rampas de acesso na maioria das faixas de pedestres.
  • A maioria dos caminhos são arborizados.
  • Existe o potencial de conexão devido à permeabilidade entre os prédios.

2 - Transporte Cicloviário

  • Há um plano cicloviário que foi implementado.
  • Distâncias favoráveis ao uso da bicicleta.
  • Maioria dos caminhos arborizados.

3 - Transporte Coletivo

  • Paradas de ônibus distribuídas adequadamente.
  • Está sendo discutida uma nova proposta do BUSP para diminuir o tempo de espera e a lotação.
  • Está sendo discutida uma proposta de futura estação de metrô dentro do Campus.

4 - Transporte Individual Motorizado

  • Usar os estacionamentos como instrumento de demanda de viagem.
  • Utilização de caronas compartilhadas.
  • Implementação de zona azul.

MAPAS

DADOS